We're marketing for the wrong people

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Written on quarta-feira, fevereiro 02, 2011 by Piero

Cuidado, este vai ser um post sobre a área profissional dos dois escritores deste blog. Quem não gostar, por favor vá para a pipoca mais doce e afins :) mas mesmo assim vai ser curto e directo, portanto mal se vai notar.


Ontem fui a um jantar em que a média de idade devia rondar os 60/70 anos. Como seria de imaginar, não ia com a maior pica do mundo e ter de beijar montes de mulheres com barba também não.

Pois que no final do jantar percebi que aqueles "jovens da 3ª idade", como eles se gostam de chamar, vivem uma vida quase paralela onde se divertem loucamente, à sua maneira.

E no caminho para casa pus-me a pensar. Esta gente é que devia ser o target da publicidade e não os jovens. Ora vejamos:


  • eles têm saúde e vigor não igual ao dos jovens
  • têm mais tempo livre que os jovens, pois a maioria são aposentados
  • têm MUITO mais dinheiro que os jovens
  • são altamente susceptíveis a desejos e aspirações como os jovens (vi roupa de marca e blackberrys por exemplo)
E com isto tudo, ainda continuamos a apostar no target jovem como o melhor target! É normal pensarmos que estas pessoas já são velhas, não têm dinheiro, não percebem nada disto que anda à volta delas, mas ontem descobri que é mentira.

Será que uma marca de TV's deve apostar em jovens que se vêem à rasca para comprar uma tv de 300€ ou nestes "jovens" que compram uma de 1000€ quase sem problemas? Ou mesmo jeans? Ou carros? etc.

Pronto era isto. Podemos voltar ao ritmo normal :P

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3 Comments

  1. piccola Maria |

    eu agora estava indecisa se fazia um post sobre o assunto ou se só comentava. Para já, como não tenho tempo para mais, comento.
    O problema da publicidade é que é feita de egos, e os egos, não olham para o essencial, olham para o que lhes interessa, e é mais desafiante à primeira vista fazer um anuncio para os mais novos, mas concordo contigo, target errado. completamente errado. E não só por isso, mas não é por acaso que ouvimos constantemente os dir de marketing dizer "os resultados da ultima campanha não foram os esperados" e continuam "desta vez queremos uma coisa maluca mas sem gastar mt dinheiro" :)

    ui que ja vem a teira ripostar! ;)

     
  2. Piero |

    Lá está! Culpa dos clientes! :P

    Mas do pessoal da publicidade também. É mais fixe fazer coisas com jovens malucos do que velhos a ouvir fado.

    Obrigado Maria por me compreenderes ;)

     
  3. Pastel de Nata |

    Tu vais a jantares muita esquisitos, pá.

     

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