Foi do Centrum.

5

Written on quarta-feira, outubro 27, 2010 by Maria


Eu já fui grunge. Ouvi musicas que gritavam de angustia aos meus ouvidos. Eddie Vedder, Kurt Cobain, camisas de flanela e calças largas. Qualquer coisa amarrada à cintura. Um walkman e um ar triste e deslavado que o meu pai odiava.
Eu já quis usar aparelho nos dentes e por isso, eu e a minha vizinha que partilhava o mesmo sonho que eu, fizemos um aparelho de arame encontrado no chão e pastilha elástica já mastigada. E como fui feliz a imaginar-me de dentes tortos com uma coisa que me obrigava a falar à sopinha de massa no céu da boca.
Eu já escrevi com corrector na mesas da escola e no parapeito da janela. Neste último escrevi “Maria. Cocas” eu e o meu cão.
Eu já toquei às campainhas todas da minha rua e fugi a achar que os vizinhos nunca saberiam que era eu.
Eu já andei de bicicleta tardes inteiras sem me cansar. E já caí porque travei só com os da frente.
Já joguei às escondidas só para ir para o mesmo esconderijo que o meu vizinho e dar-mos beijinhos na boca.
Já salvei gatinhos debaixo de uma pedra.
Já desci ruas gigantes e muito inclinadas sentada num skate cor-de-rosa.
E já calcei uns patins com umas fivelas que se amarravam aos sapatos.
Eu já joguei Spectrum. Aos jogos olímpicos, que para fazer um boneco correr depressa tinha de carregar muitas vezes e muito depressa em duas teclas até os dedos doerem.
E ainda sei a musica com que entravam os jogadores do Match day, um jogo de futebol que o meu irmão jogava sem parar.
Eu já fiz festas de anos onde se jogava basket, matraquilhos, às escondidas e ao bate o pé. E também onde se dançavam slows.
Eu já estive indecisa entre Cola-Cao, Suchard Express e Nesquik. E já estive incrédula porque num lanche na casa de um amigo me deram leite com açúcar e pão com banana.
Eu já tive um casio branco e delirava porque ele acendia uma luz. E tive umas doc martens azuis que nem no verão de 38ºC tirava.
Eu já cortei o cabelo curtinho, à rapaz só porque queria mudar.
Já tirei fotografias na escola com cenários de cascatas atrás.
Já fiz um revolução quando consegui que uma turma inteira fugisse das educadoras e corresse para um parque infantil do outro lado da estrada.
Eu já roubei gomas do supermercado depois dos treinos de ténis e levei raspanetes dos treinadores.
Já fingi que não vi pais de amigos meus para não ter de lhes ir falar. E corri só para fingir que estava ocupada.
Eu já tive medo, pânico de homens bêbedos e fugi para dentro de uma sapataria para não ter de me cruzar com um deles.
Já fui a melhor das raparigas a jogar baliza a baliza. E a única das raparigas a jogar aos cowboys.
Eu já fiz copias, e ditados. E listas de verbos. E já contei a tabuada toda pelos dedos porque não a queria decorar.
Eu já usei calças com joelheiras, só porque o meu irmão tinha.  Já gravei de desgravei vezes sem conta os mesmos desenhos animados numa VHS até que a fita riscou.
E já desenrolei várias vezes a fita que ficou encravada no vídeo e com o dedo, voltei a enrola-la na cassete. 
Eu já li a Bravo sem perceber puto de alemão. E já quis vestir cenoura por causa do ministars. E já me revoltei e achei incrível terem aparecido os Onda Choc a imitá-los.
Eu já tive 6, 9, 11 anos. E nunca mais vou fazer as coisas que fazia nessa altura.
E hoje tive um sonho onde me lembrei de quase tudo. 

If you enjoyed this post Subscribe to our feed

5 Comments

  1. Da Holanda com Amor |

    que maravilha. que saudades. que nostalgia.
    Obrigada mimi!

     
  2. Tesha |

    Já jogaste aos Jogos Sem Fronteiras e coleccionaste bichinhos em frascos de plástico.
    Já correste escadas acima à frente do Tio Chico depois de acordar e jogaste cartas às 6 da manhã antes da Joana acordar.
    Já andaste à pendura, sempre a abrir e já cantaste o hino do marítimo às 5h da manhã.
    Já me encontraste sentada num banco do Bugix e lá cantaste o hino da Polónia.
    Já acendeste 3 cigarros de uma só vez e bebeste Bacardi Lemon até cair.
    E em todas estas situações, estiveste comigo.
    E mesmo que as coisas não se repitam, é bom recordar.... =)

    Ano-te Mu, Mary!

     
  3. Teira |

    Possivelmente o melhor post do mundo!

    A minha favorita: eu já li a Bravo sem perceber puto de alemão.

    E se o blogspot fosse amigo do FB ler-se-ía aqui o seguinte: Teira Likes this.

    P.S: E não penses que eu não percebi a pirraça que me quiseste fazer com a história de andares de bicicleta tardes inteiras. Sim, sim. Ainda bem que caíste.

     
  4. piccola Maria |

    Oh T, só os nossos verões e historias de bubadeiras dão um outro post! E ainda vou fazê-lo ;)

    Monteira a das bicicletas foi obviamente dedicada a ti. Fica sabendo que se tivesses sido minha amiga nesta altura, nem passavas pela fase das rodinhas! :)

     
  5. Lulylai |

    Amo voce Mary! És linda!
    Gosto da do aparelho dos dentes, visto que sempre quis usar também até ao dia em que me enfiaram aquela porcaria na boca!

    ps. tu ja dancaste e cantaste Banda Eva em plena noite, dentro do mar quentinho do Nordeste Brasileiro com a tua amiga Luly!

     

Enviar um comentário